Jornada 37 – Pum

Uma das jornadas mais curtas de sempre, que ainda por cima teve os Cavanis separados por milhares de quilómetros, um pouco à imagem do que muitos adeptos ficaram em relação ao título nacional de futebol. Mas como o campeonato ainda não acabou, aqui a malta dignou-se a analisar a implosão da equipa em Belém, juntamente com o pólo negativo (Vassalo), o positivo (Silva) e o não-aquece-nem-arrefece-arre-que-tem-a-mania-de-ficar-no-meio (Bertocchini) a tentarem perceber o que se passou com metade da equipa, modelo e treinador incluídos.


Quem quiser continuar a ouvir pelo site, tranquilo, é só usar o leitor que está embutido no post de cada episódio. Quem ouvir usando uma app, seja iTunes, Podcast Addict, Pocket Casts, Podcast Republic ou tantas outras que por aí andam, pode encontrar o Cavani aqui:

Feed RSS: http://aculpaedocavani.porta19.com/feed/mp3/
iTunes: https://itunes.apple.com/pt/podcast/a-culpa-%C3%A9-do-cavani/id1276400376 ou através da store
YouTube: https://goo.gl/QH46Ux
PlayerFM: https://player.fm/series/a-culpa-do-cavani-1512907
Stitcher: https://www.stitcher.com/podcast/jorge-bertocchini/a-culpa-e-do-cavani

12 opiniões sobre “Jornada 37 – Pum

  1. Mais uma vez de acordo com o que diz o Silva. Embora neste Cavani fosse concordando com todos aqui e ali…
    Não penso que o problema no jogo em Belém tenha sido a atitude da equipa. Estava a ser daqueles jogos comuns nesta época, onde apesar do resultado estar a ser desfavorável, com o que via em campo a equipa a fazer, acreditava na vitória. Depois do segundo golo, aí sim, a equipa morreu. Compreensivelmente, pois tinha feito suficiente para não estar a perder e via-se derrotada num jogo crítico.
    A indignação do Jorge com a atitude do Herrera, é não conhecer o bicho. Assumo-me com um crítico fulguroso de Herrera e tenho de admitir, ainda assim, a importância dele no jogo que Conceição pretende. Mas a apatia e relaxamento dentro de campo, independentemente do resultado, é para mim uma imagem de marca de Herrera, e dos motivos de eu não ir com a cara do homem.
    Sérgio Oliveira parece ter sido esgotado e isso já vem do jogo onde pelos vistos ao intervalo Conceição lhe disse das boas. Fez 2 ou 3 jogos de bom nível, começaram a dizer que já tinha lugar na seleção, mas torna-se cada vez mais fulcral a recuperação de Danilo (dos poucos pontos positivos deste jogo, foi o regresso do comendador). A questão de Óliver é para esquecer com Conceição. Continuo a achar que é dos melhores jogadores do campeonato, mas realmente não funciona com o ritmo frenético e modo de construção de jogo que Conceição quer impor. É pena…
    Em relação às indignações de Vassalo em relação às arbitragens e a dualidade de critérios. Não me parece que deva ser esse o nosso (portista) foco. Se pode ser verdade que é confortável para o Benfica ter a percepção de em caso de dúvida os árbitros acabam por ceder para o seu lado (o que honestamente, mais ou menos, vai acontecendo com todos os grandes), este sentimento de injustiça que poderá haver sempre serviu como tónico às nossas gentes para virar os adversários dentro de campo. Não me parece que seja por aí…
    Quantos ao 11 acho que vai jogar: Casillas, Alex, Marcano, Felipe, Ricardo; Danilo e Herrera; Brahimi, Otávio, Abouba e Soares.

    Um abraço,
    Pinto Não da Costa

      1. Já vi que sim. Mais uma para juntar à lista…
        “Oh SIlva”, caso ache apropriado e merecedor, seria uma honra termos (Eu e os meus colegas de bancada) no nosso blog na secção de “Bons Vinhos e Petiscos” do Tasca. Mas isto só depois de analisar o material que temos lá para oferecer.
        Um abraço e para cima deles!

  2. Como ja oico isto desde o inicio acho que nao sou suspeito ao deixar a minha mais sincera opiniao. Entao ca vai. O Berto, o Silva e o Vassalo estao dispostos no meio e extremidades que separam um adepto ‘delusional’ (Silva) do adepto ‘hyper-realist’ (Vassalo), com o Berto como forca pendular de equilibrio, se bem que mais a pender para os lados do Silva. O Vassalo e onde eu me revejo, e nao creio que alguem tenha o direito de dizer que X, Y ou Z estejam errados na sua postura porque todas elas, pontualmente, volto a repetir, pontualmente, acabam por ser necessarias e ate correctas.

    Agora, acreditar todos queremos, e acredito que o Vassalo tambem o quer, mas contrariamente ao Silva que anda num estado de DMT a ver aquela matriz que nos ainda nao conseguimos ver sobrios, as indicacoes que temos do terreno, da atitude dos jogadores, da performance do treinador e dos criterios da SAD sao perturbadores. Sao sinais que nos matam a fe e deixam antever nao so dias maus mas um futuro pessimista.

    Nao e correcto vir-se aqui dizer que somos uns fatalistas porque somos criticos. Quando as coisas nao estao bem tem mesmo e que se ser critico, e nao parar de se-lo quando as coisas vao bem para que nao voltem a estar mal. Temos e que ser justos. Mesmo a vencer estivemos muitissimas vezes a praticar um futebol retalhista que funcionou porque iamos no principio e meio da epoca. Costuras rebentadas no final da epoca vem ao de cima o roto que moi o retrato, e nele estamos mal.

    Nao e digno ser-se apenas e so ‘delusional’ no sentido em que essa fe inabalavel nao tem fundamento. Assim como nao tem fundamento pratico acreditar-se que o Benfica perdera o primeiro lugar perante tudo o que se tem visto dentro e fora das quatro linhass com emails e apitos envolvidos. Agora Silva, possivel e, tudo na vida e possivel se alguem dentro do sistema se evadir dele, por moral, por principios… ou se a nossa equipa se sublimar e repor a verdade dos factos como a historia deve rezar e se quer contar aos netos (futuros adeptos que ai virao).

    Eu acho que o Vassalo tocou em muitas feridas que por falta de aocmpanhamento critico da parte dos outros dois acabam sempre por cair em saco roto. Mas nao e por ‘ridicularizarem’ o hiper-realismo do Vassalo que os mais moderados ou liricos passam a ter a razao do seu lado.

    Finalmente e relativamente ao Marcano, O Vassalo tem toda a razao em dizer que a SAD do Porto, por vias da sua atitude mercantil assumida de ha uns 6/7 anos para ca e que tem dado resultados de MERDA! para os adeptos e de bolsos bem recheados para eles, esta a matar a mistica e o sucesso desportivo. Nao sou fa do Marcano, para mim teria recebido guia de marcha ainda antes de ca ter posto os cotos, mas nao ha melhor e a idade nao e um posto nem tem que ser um vaticinio. Querem arrumar com o homem pura e simplesmente porque desejam fazer com ele algum lucro financeiro, em contraposicao ao lucro desportivo que pode dar.

    Estou triste com o Porto. Triste mesmo. O meu filho nasceu em 2013 e ate agora nao consegui dar-lhe a alegria de comemorar qualquer porra comigo vestido de azul em delirio. Nao sou nem hiper-realista nem lirico iludido, nao vejo o Benfica a perder qualquer ponto ate ao fim. Nao vejo o Porto a vencer na Luz. E nao vejo bom destino para o caso de corrupcao que afecta o clube do sistema que e ele proprio o sistema. O pais Portugal tem um chavao que se subentende desde a sua genese e que e afecto as cores Benfiquistas tambem,…, mas as nossas, as de Oeiras, as de Tavira,as de Marco de Canaveses (voces todos percebem as mencoes especificas deste vosso amigo) – roubar e feio, mas ele se roubar para nos ja e servico publico. Entao bardamerda porque assim nunca nada vai mudar, seja nos apitos, nas camaras, nos parlamentos e nas SADs.

  3. Pessoal do Podcast, como vi que o Silva se sentiu ofendido pelas minhas palavras, aqui fica o meu comentario que lhe deixei no Tasca e os desejos de que no final corra tudo pelo melhor para o nosso clube. Um abraco: “Nao era minha intencao ofender, sinceramente. Se ofendi, peco desculpa. A questao do digno e pura e simplesmente resultado de nao falar Portugues todos os dias ou a toda a hora. Uma vez mais, acto de contricao e as devidas desculpas. Apesar de nao retirar uma linha ao meu comentario que foi participativo, porque gosto do podcast e tento contribuir positivamente sempre que posso, acho que o fiz com respeito, e sem maldade. E sim, comemoro se ganharmos, mas isso nao faz de mim um hipocrita, apenas um descrente. Um abraco e ate uma proxima oportunidade.

    1. Meu caro Pudget,

      Obrigado pelos teus comentários. É bom saber que não se está sozinho. Ser descrente de uma política e de um ambiente, não é ser mau adepto, assim como estou certo que não ofendeste ninguém.

      Mas estes três sabores são o que fazem o Cavani ser o que é.

      Ainda bem que alguém está comigo, uma vez que , por vezes, nem eu sei se estou.

      Grande abraço.

          1. Nada de especial. Tenho uma forma muito emotiva de escrever e dei a minha opiniao sobre as vossas opinioes. Por causa do meu trabalho refugio-me muito em exemplos medicos e farmaceuticos e as vezes pode parecer que sou ofensivo, mas estou simplesmente a expor a minha realidade. Nao sou pessoa de faltar ao respeito a ninguem. O facto de lhe ter chamado ‘delusional’ e tao sem maldade como te ter chamado a ti ‘hyper-realist’ e ao Berto middle-term. Depois acabei por usar a palavra digno quando deveria ter usado a palavra correcto, mas imagina falar e escrever Ingles o dia todo. Em casa os putos por mais que tentes o contrario se refugiarem sempre no Ingles, acabas por pecar em certos signos que nao se adequam. Foi so isso. Eu por norma sou muitissimo mais fervoroso nas minhas opinioes, mas porque tenho a perfeita nocao de que voces sao pessoal inteligente e faceis de tacto, nao pensei que a minha opiniao fosse gerar uma reaccao tao forte no Silva. Depois ele escreve tambem de uma forma que um gajo nao sabe se ele esta a falar a serio ou esta bebado :DDDDDDD, mais a mais o pessoal do Norte (e eu vivi 7 anos entre Tabuaco e Moimenta da Beira) e foda-se para aqui, filho disto para ali, sem malicia nenhuma, mas para quem nao esta muito habituado acaba por ficar-se sem saber se o gajo estava mesmo lixado contigo ou esta so a ser ele proprio. Olha, conto-te uma historia a proposito disso. E pequenita. Aqui vai… o meu avo foi presidente da Junta de Freguesia de Longa no concelho de Tabuaco, e um dia estavamos nos acabados de chegar de Angola pos-esburacamento de Novo Redondo com obuzes dos grandes e o meu avo foi apresentar o genro contabilista das financas ao pessoal (cheio de orgulho). Encontrou o primeiro popular que da um aperto de mao ao meu avo enquanto dizia – Ohhhh So Luis, entao este e que e o filha da puta do seu genro???!!! O meu pai por dentro ficou muio magoado, ate que o meu avo em casa lhe disse que era um gesto de afecto e ate de respeito eles terem essa proximidade com ele. :DDDDDDDDD

Deixar uma resposta